quarta-feira, 30 de maio de 2007

EFEMÉRIDE - Wenceslau José de Sousa de Moraes, oficial da marinha, cônsul e escritor, nasceu em Lisboa, no dia 30 de Maio de 1854. Faleceu em Tokushima, no Japão, em 1 de Julho de 1929, depois de uma queda no seu jardim.
Completou o curso da Escola Naval em 1875 e esteve em Macau, de 1891 até 1898, como responsável da capitania do porto e como professor do Liceu de Macau. Em 1899, foi colocado em Kobe e Osaka como cônsul de Portugal, cargo de que se demitiu no dia 10 de Junho de 1913.
A sua obra está toda ela ligada ao Japão, onde era muito considerado. Foi traduzida integralmente para a língua japonesa em 1969, esgotando-se imediatamente. Ergueram-lhe dois monumentos, um em Tokushima, na principal avenida da cidade, outro na principal praça de Kobe. Em Tokushima, há também um Museu Wenceslau de Moraes e uma Sociedade de Amigos. Nos livros elementares das escolas japonesas figuram o seu retrato e duas páginas a seu respeito.
O seu livro Dai-Nippon é considerado o melhor livro de viagens português, logo a seguir à Peregrinação de Fernão Mendes Pinto. Teria vivido solitariamente os últimos treze anos de vida, na sua casa junto do monte Bizan.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...