terça-feira, 12 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Eldred Gregory Peck, actor de cinema americano, morreu em Los Angeles, no dia 12 de Junho de 2003. Nascera em La Jolla, em 5 de Abril de 1916.
Desde 1936 que denotou grande interesse pela comédia, tendo colaborado com a secção de teatral da universidade onde estudava. Apareceu em cinco peças e, simultaneamente, para financiar os seus estudos, trabalhou como motorista de uma empresa de petróleo e também como cozinheiro. Gregory não hesitava em dizer que “aqueles anos tinham sido os três melhores anos da sua vida e tinham feito dele um Homem”. Depois de se licenciar em Inglês, foi para Nova Iorque estudar numa reputada escola de teatro. Viveu nessa época momentos de grande dificuldade, chegando a dormir ao relento no Central Park.
Em 1942, estreou-se na Broadway. Não fez o serviço militar, em virtude de um problema na coluna, no seguimento de uma queda durante uma aula de dança. A Twentieth Century Fox preferia no entanto dizer que o acidente tinha ocorrido durante uma prova de remo, pois o ballet era ainda considerado uma actividade feminina.
Chegou a Hollywood em 1944 e não lhe faltou trabalho. Durante a sua carreira foi nomeado cinco vezes para o Óscar do Melhor Actor. Ganhou-o precisamente à quinta nomeação, em 1962. O personagem que ele interpretava nesse filme, o advogado Atticus Finch, foi considerado em 2003, duas semanas antes da sua morte, como o maior herói da história do cinema, pelo American Film Institute.
Paralelamente à sua carreira de sucesso, Gregory Peck fundou em 1949 um grupo de Teatro (The La Jolla Playhouse) que ainda hoje existe.
Em 1947, assinou uma carta contra a “Caça às Bruxas” dos tempos de McCarthy, em que para se ser perseguido bastava ser “suspeito” de ter ideias comunistas. Mais tarde, em 1972, manifestou-se também contra a Guerra no Vietname, onde aliás um dos seus filhos se encontrava a combater. Simpatizante do Partido Democrático, chegou a ser pensado como candidato ao lugar de Governador da Califórnia e mais tarde para Embaixador na Irlanda.
Nos anos “1980”, interpretou vários filmes para a Televisão. Abandonou a carreira em 1991. Em 2000 foi Doutorado em Letras pela Universidade Nacional da Irlanda.
Em 1960, foi um dos primeiros actores a receber uma estrela no Passeio da Fama em Hollywood. Esta estrela foi roubada 45 anos mais tarde, no dia 30 de Novembro de 2005. Gregory Peck passou os últimos anos da sua vida percorrendo o Mundo, para fazer discursos e conferências. Morreu durante o sono, por causas naturais, quando tinha 87 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...