quarta-feira, 13 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo, conhecido como Santo António de Lisboa, morreu em Pádua, Itália, em 13 de Junho de 1231, vítima de esgotamento. Nascera em Lisboa, no dia 15 de Agosto de 1195. Regra geral, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade em que morrem, daí ele ser também conhecido por Santo António de Pádua. Foi canonizado em 1232, pelo Papa Gregório IX, portanto menos de um ano após o seu falecimento, o que constitui um recorde. O principal templo com o seu nome é a Basílica de Santo António de Pádua e a sua festa litúrgica coincide com a data da sua morte.
É Padroeiro de Portugal, de Lisboa, de Cascais, de Pádua, dos pobres, das grávidas, dos noivos, etc.
Fernando de Bulhões nasceu e foi criado em Lisboa, entrando aos quinze anos para o Convento dos Cónegos Regrantes de Santo Agostinho. Em 1220, mudou o seu nome para António e ingressou na Ordem dos Franciscanos.
Era um notável orador e erudito, sendo conhecido pela sua devoção aos pobres e pelo jeito com que convertia os heréticos. Ensinou Teologia em várias Universidades europeias.
O dia 13 de Junho é feriado em Lisboa. As festas começam na véspera à noite, com o desfile alegórico das Marchas Populares, dos vários bairros, que descem a Avenida da Liberdade, principal artéria da capital. Os rapazes compram manjericos (planta aromática) num pequeno vaso, geralmente com uma bandeirinha com uma quadra (trova) popular, para oferecer às namoradas. Um pouco por todo o lado são organizados arraiais, onde se dança e onde são comidas sardinhas assadas, acompanhadas de pimentos e vinho tinto.
A Autarquia de Lisboa costuma organizar também os chamados “casamentos de Santo António” com dezenas de jovens, de origem modesta, que recebem ofertas do município e de várias empresas, como ajuda para o começo de uma nova vida. Santo António tem também milhões de devotos no Brasil.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...