sexta-feira, 29 de junho de 2007

EFEMÉRIDE - Giacomo Leopardi, filósofo, moralista e poeta italiano, nasceu em Recanati, no dia 29 de Junho de 1798. Morreu em Nápoles, em 14 de Junho de 1837. É considerado um dos maiores poetas líricos de Itália. Por toda a sua obra, perpassam situações de pessimismo, melancolia e cepticismo.
Aos seis anos, seu pai, muito austero e disciplinador, entregou-o aos ensinamentos de preceptores religiosos, que o iniciaram no conhecimento dos clássicos gregos e latinos. Detentor de uma biblioteca composta por cerca de vinte mil volumes, o pai incentivava-o a fazer traduções. Aos dezasseis anos, o jovem Giacomo já se atrevia a escrever ensaios, denunciando defeitos dos autores clássicos. Simultaneamente aprendeu latim, grego, hebreu, inglês e francês.
O seu primeiro livro, Saggio Sugli Errore Popolari Degli Antichi, escrito em 1815, só veio a ser publicado após a sua morte. Por aquela época, foi vítima de várias complicações de saúde: problema cerebrospinal com cegueira progressiva de um olho, doença degenerativa, acidentes e mazelas resultantes de duelos, etc. Talvez por isso, Giacomo Leopardi se tenha privado de companhias femininas e desejasse a morte.
Viveu em várias cidades italianas, acabando por optar definitivamente por Nápoles. Deixou uma obra vasta, escrita ao mesmo tempo que ia perdendo gradualmente a visão o que, para o fim, já o impedia de ler. Chegou a tentar o suicídio. Acabou por morrer dias antes de completar trinta e nove anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...