quinta-feira, 12 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - Desiderius Erasmus Roterodamus, conhecido como Erasmo de Roterdão, teólogo, filósofo holandês e um dos maiores humanistas da Renascença, morreu em Basileia, Suiça, em 12 de Julho de 1536. Nascera em Roterdão, provavelmente no dia 28 de Outubro de 1469.
Por morte dos pais, a sua educação ficou a cargo de vários mosteiros que lhe proporcionaram uma educação exemplar para a época. Se bem que tenha feito os votos monásticos aos 25 anos, julga-se que nunca viveu como tal, sendo até um crítico da vida nos mosteiros e de várias características da Igreja. Frequentou depois o Colégio Montaigu, na Universidade de Paris. Passou seguidamente por Lovaina, Inglaterra, Basileia e Itália, tendo leccionado em algumas instituições académicas.
A maior produção literária de Erasmo foi feita bastante tarde na sua vida, só tendo começado a escrever sobre Literatura e Religião depois de conseguir dominar perfeitamente o Latim.
Preparou uma nova edição do Novo Testamento, com tradução para o Latim, após estudo aprofundado de vários manuscritos gregos. A sua obra mais conhecida é o “Elogio da Loucura”, obra dedicada a Thomas More.
Em 1543, sete anos após a sua morte, vários livros seus foram queimados publicamente em Milão, juntamente com os de Lutero. Era o fim da Reforma humanista da Igreja Católica.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...