sexta-feira, 13 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - Ernő Rubik, arquitecto e professor de design húngaro, inventor do Cubo de Rubik ou Cubo Mágico, nasceu em Budapeste, no dia 13 de Julho de 1944.
Nascido quando a guerra grassava na capital húngara, Ernő licenciou-se em arquitectura na Universidade Técnica de Budapeste em 1967. Posteriormente estudou arquitectura de interiores na Escola Superior de Artes Decorativas.
Trabalhou como arquitecto de 1971 a 1975, para voltar depois à Universidade, desta vez para ensinar. Em 1980, tornou-se editor de um jornal especializado em jogos e puzzles e, em 1983, abriu a sua própria empresa “Rubik Stúdió”, onde vem concebendo móveis e jogos.
O seu “Cubo Mágico” correu Mundo, tornando-se um passatempo bastante popular, de que houve posteriormente várias variantes. O processo para patentear a invenção iniciou-se em 1975 e logo ele pressentiu a importância do passatempo, de tal modo que procurou um sócio para a sua fabricação industrial. Apareceu e encantou o público húngaro em 1977 e, três anos mais tarde, era conhecido no mundo inteiro.
Foi preciso um mês de prática intensiva para Ernö Rubik resolver pela primeira vez o seu próprio quebra-cabeças. Antes, ele não estava seguro sequer de haver um método eficaz para o conseguir.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...