quarta-feira, 11 de julho de 2007

EFEMÉRIDE - George Gershwin, compositor americano, morreu em Hollywood, no dia 11 de Julho de 1937, vítima de tumor cerebral. Nascera em Brooklyn, Nova Iorque, em 26 de Setembro de 1898.
Em 1924, compôs "Rhapsody in Blue", porventura a sua música mais conhecida. Esta composição tem aliás uma história curiosa: o chefe de orquestra Paul Whiteman pediu a Gershwin para compor uma peça para concerto, dedicada à música americana, a ser apresentada no Aeolian Hall, no ano seguinte. Gershwin esqueceu-se completamente da encomenda e só se lembrou quando leu no New York Tribune que Rachmaninov assistiria a este concerto e que ele, Gershwin, era suposto estar a compor um “jazz concerto” para o efeito. Foi então que se pôs a trabalhar, justamente cinco semanas antes do acontecimento.
Muitas das suas composições foram utilizadas no teatro e no cinema; outras tornaram-se clássicos da música de jazz, sobretudo as que foram gravadas por Ella Fitzgerald.
As obras de Gershwin são influenciadas pela “escola francesa”, principalmente por Debussy, Chostakovitch, Stravinsky e Schönberg.
Entre muitas outras músicas mundialmente conhecidas, salienta-se também “Um americano em Paris” e “Summertime”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...