sábado, 22 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Andrea Bocelli, cantor, compositor e produtor musical italiano, nasceu em Lajatico, perto de Pisa, em 22 de Setembro de 1958.
Bocelli tinha glaucoma congénito à nascença e ficou completamente cego, aos doze anos, em virtude de acidente, ao ser atingido na cabeça durante um jogo de futebol.
Na sua infância, já tocava órgão na igreja e, aos 12 anos, venceu o Prémio Margherita d'Oro, em Viareggio, com a canção "O Sole Mio".
Doutorou-se em Direito na Universidade de Pisa e, depois de trabalhar um ano como advogado, teve aulas de canto e passou a dedicar-se integralmente à música.
Em 1994, venceu o Festival da Canção Italiana, com a canção "Il mare calmo della sera", o que lhe trouxe o primeiro disco de ouro. No mesmo ano, estreou-se na ópera Macbeth, de Giuseppe Verdi, cantou num concerto de beneficência de Pavarotti em Modena e actuou para o Papa João Paulo II no Natal.
Em 1996, cantou com a soprano inglesa Sarah Brightman uma versão em dueto de "Con te partirò", intitulada "Time to Say Goodbye", que bateu recordes de vendas e ficou no topo das canções mais tocadas na Alemanha durante seis meses.
Tem actuado em várias cidades de todo o Mundo, também em muitos eventos de caridade e até no local dos destroços das Torres de Nova Iorque (Outubro de 2001).
É um dos cantores italianos mais conhecidos mundialmente, com cerca de 40 milhões de discos vendidos, entre eles quatro óperas completas e inúmeras músicas clássicas e canções populares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...