domingo, 30 de setembro de 2007

EFEMÉRIDEElie (Elizer) Wiesel, escritor americano de língua francesa, sobrevivente dos campos de concentração nazis, Prémio Nobel da Paz em 1986 pelo conjunto de sua obra (quase 40 livros acerca da memória do Holocausto), nasceu em Sighetu Marmaţiei, na Roménia, em 30 de Setembro de 1928. Vive actualmente em Nova Iorque, tendo cidadania americana desde 1963. Ensinou “Ciências Humanas” na Universidade de Bóston.
Teve uma infância feliz até aos quinze anos, idade com que foi deportado juntamente com a família para Auschwitz e Buchenwald. Nestes campos de concentração, perdeu vários familiares, entre os quais a irmã e os pais.
Libertado pelos americanos no fim da guerra, esteve uma dezena de anos em França, durante os quais fez os seus estudos de Filosofia na Sorbonne. Tornou-se depois jornalista do diário israelita Yediot Aharonot, o que lhe possibilitou correr mundo e encontrar-se com personalidades de relevo, artistas, filósofos e chefes de estado.
Aos trinta anos, começou a descrever as suas experiências nos campos de concentração. Além de ter escrito quinze romances, Elie Wiesel é autor de duas peças teatrais e de numerosos ensaios. Toda a sua obra tem como elo comum a defesa e salvaguarda da Memória. Recebeu vários prémios literários.
Foi condecorado, em 1984, com a Legião de Honra Francesa, recebeu a Medalha do Congresso Americano e é doutor honoris causa em mais de uma centena de universidades. Preside à Academia Universal das Culturas, desde a sua fundação em 1993.
Em 2006, foi-lhe proposto o lugar de Presidente do Estado Israel, o que ele recusou explicando que «é somente um escritor»

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...