segunda-feira, 17 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Francisco Gómez de Quevedo y Santibáñez Villegas, escritor e uma das figuras mais complexas e importantes da literatura do Século de ouro espanhol, nasceu em Madrid, no dia 17 de Setembro de 1580, tendo morrido em Villanueva de los Infantes, Ciudad Real, em 8 de Setembro de 1645.
De origem fidalga, a sua infância passou-se na Corte, onde vários familiares desempenhavam altos cargos.
Sobredotado intelectualmente, Quevedo era coxo de uma perna, gordo e míope, tendo ficado órfão de pai aos seis anos de idade. Refugiou-se nos livros, tendo frequentado a Universidade de Alcalá de Henares a partir de 1596. Aprofundou os seus conhecimentos em vários domínios, tais como: filosofia, teologia, línguas clássicas, árabe, hebreu, francês e italiano. Destacou-se igualmente como poeta, tendo feito parte de uma antologia de “poetas ilustres” publicada em 1605.
Homem de acção, esteve implicado em várias intrigas, sendo reconhecida a sua grande cultura e temida a virulência das suas críticas.
Francisco Quevedo é autor das mais brilhantes e populares páginas satíricas e burlescas da literatura espanhola. Escreveu igualmente uma importante obra lírica e alguns textos de moral e política com grande valor intelectual, que fazem dele o principal representante do barroco espanhol.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...