quinta-feira, 20 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Saint-John Perse, pseudónimo de Alexis Léger , poeta e diplomata francês, morreu em Giens, no dia 20 de Setembro de 1975. Nascera em Pointe-à-Pitre, Guadalupe, em 31 de Maio de 1887.
Viveu a sua infância na Guadalupe e, aos 12 anos, foi para Pau, França, onde completou o curso de liceu. Prosseguiu depois, em Bordéus, os seus estudos de Direito.
Tendo-se tornado amigo do escritor André Gide, foi este que o encorajou na carreira literária. Em 1911, publicou a sua primeira recolha de poemas “Éloges”, livro que teve grande sucesso. Em 1914 decidiu seguir a carreira diplomática.
De 1916 até 1921 esteve colocado na China, onde escreveu o livro Anabase, publicado em 1924. Foi alto funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês, de 1933 a 1940.
Exilou-se nos Estados Unidos em 1940, durante a ocupação alemã, tendo perdido mesmo a nacionalidade francesa. Publicou vários livros, tendo recuperado a nacionalidade em 1944, quando da Libertação. Continuou nos Estados Unidos até 1957, mas deslocava-se por longos períodos a França, onde acabou por se fixar para descansar e escrever as suas últimas obras.
Ao receber o Prémio Nobel de Literatura, em 1960, Saint-John Perse declarou amargamente «ter recebido felicitações de 14 governos estrangeiros e não da sua própria pátria».
O total da sua obra, embora não sendo muito conhecida do grande público, faz com que o nome de Saint-John Perse esteja associado ao que de melhor se escreveu na poesia francesa, durante o século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...