domingo, 23 de setembro de 2007

EFEMÉRIDE - Sigmund Schlomo Freud, neurologista, psiquiatra e escritor austríaco (Prémio Goethe em 1930), fundador da Psicanálise, morreu em Londres, no dia 23 de Setembro de 1939, vítima de doença oncológica e após trinta e três cirurgias. Nascera em Freiberg (Morávia), em 6 de Maio de 1856. Viveu praticamente toda a sua vida na Áustria mas, por ser judeu, viu-se obrigado a fugir para Inglaterra, em 1938. Quatro irmãs suas não tiveram a mesma sorte e morreram nos campos de concentração nazis de Auschwitz e Theresienstadt.
Interessou-se inicialmente pela histeria e, tendo como método a hipnose, estudou os casos de vários pacientes. Depois, interessou-se pelo inconsciente e pelas pulsões, abandonando a hipnose em favor da associação livre. Estes elementos foram as bases da Psicanálise.
Como resultado de discussões de casos clínicos com um colega mais velho da Faculdade de Medicina (Dr. Breuer), publicou os seus primeiros artigos sobre a psicanálise.
Nos primeiros anos do século XX, publicou A Interpretação dos Sonhos e A Psicopatologia da Vida Quotidiana.
Segundo Freud, as pessoas experimentam muitas vezes pensamentos e sentimentos que são tão dolorosos que não podem suportar. Tais pensamentos e sentimentos (assim como as recordações associadas a eles) não podem ser expulsos da mente mas, em troca, são expulsos do consciente para formar parte do inconsciente.
Muitas das teorias e práticas freudianas têm sido substituídas por descobertas empíricas ao longo dos anos. A psiquiatria e a psicologia, como ciências, desmentem hoje grande parte do trabalho de Freud, apesar de haver ainda muitos especialistas que continuam a aprender e a praticar a psicanálise freudiana tradicional.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...