terça-feira, 9 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - André Maurois, de seu nome original Émile Salomon Wilhelm Herzog, romancista, novelista e ensaísta francês, morreu em Neuilly-sur-Seine, no dia 9 de Outubro 1967, completam-se hoje quarenta anos. Nascera em Elbeuf, em 26 de Julho de 1885.
Foi intérprete e oficial de ligação durante a 1ª Guerra Mundial. Certos acontecimentos desta Guerra forneceram-lhe o pseudónimo “Maurois”, nome de uma vila do Norte de França.
Licenciou-se em Letras e, dez anos mais tarde, deixou a direcção de uma fábrica familiar, preferindo seguir a carreira de escritor. Embora tenha tido sucesso desde a publicação dos primeiros livros, a verdadeira consagração literária só chegaria com a publicação de várias biografias de personalidades célebres: Victor Hugo, George Sand e Balzac, entre outras.
Foi eleito para a Academia Francesa em 1938. Durante a 2ª Guerra Mundial exilou-se nos Estados Unidos mas, apesar da sua origem judaica, tomaria paradoxalmente o partido de Pétain.
André Maurois foi igualmente autor de livros consagrados à História e de alguns contos infantis; traduziu os diálogos do filme “Noblesse oblige” e escreveu uma “História de França”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...