segunda-feira, 1 de outubro de 2007

EFEMÉRIDEJulie Andrews, de seu verdadeiro nome Julie Elizabeth Wells, actriz e cantora britânica, nasceu em Walton-on-Thames, Surrey, Inglaterra, em 1 de Outubro de 1935.
Tendo começado a sua vida artística a cantar para as tropas britânicas durante a 2ª Guerra Mundial, estreou-se nos palcos em 1947 (Londres). Só viria a actuar na Broadway (Nova Iorque) sete anos mais tarde. Continuou depois no Teatro, onde um dos seus maiores sucessos foi “My Fair Lady”.
Em 1964, foi convidada por Walt Disney para interpretar o papel principal no filme “Mary Poppins”, com o qual ganhou o Óscar da “Melhor Actriz”. Entrou em numerosos filmes, mas a sua actuação mais recordada é sem dúvida “Música no Coração” (“A Noviça Rebelde”, no Brasil).
Durante os anos “70” dedicou-se inteiramente à família (marido e cinco filhos), animando apenas séries de emissões de variedades que receberam aliás vários prémios. No fim daquela década, regressou ao cinema pela mão do marido, realizador cinematográfico.
Voltou à Broadway aos 60 anos, para actuar numa comédia musical, com muito êxito, mas também com sacrifício da sua saúde. Foi operada entretanto e quase perdeu a voz, tendo de renunciar ao canto. Escreveu então livros infantis, actividade a que já se tinha dedicado nos anos 1970. Voltou ao Cinema em 2001 e ao Teatro em 2003, aqui já como realizadora.
Em 1999, a rainha de Inglaterra elevou-a à categoria de “Dama do Império Britânico”. Tem dado a sua voz ultimamente a personagens das séries de filmes infantis “Shrek”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...