sexta-feira, 12 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Luciano Pavarotti, cantor lírico italiano e um dos maiores tenores de todos os tempos, nasceu em Modena, no dia 12 de Outubro de 1935. Morreu recentemente, na mesma cidade, em 6 de Setembro, vítima de um tumor no pâncreas, diagnosticado em 2006.
Participou, juntamente com José Carreras e Plácido Domingo, nos concertos “Os três tenores” e gravou duetos com Bryan Adams, Andrea Bocelli, Elton John, Sting, Spice Girls, Queen, Céline Dion, U2 e Roberto Carlos. Cantou nas mais célebres salas de espectáculo mundiais: Scala (Milão), Royal Opera House (Londres), Metropolitan Opera House (Nova Iorque), entre muitas outras.
Estreou-se na ópera em 1961 e quatro anos depois já actuava em Miami. O Scala de Milão abriu-lhe as portas para cantar “A Boémia” e o mundo começou a exigir a sua presença. Em 1972, em Nova Iorque, levou o público ao delírio, sendo chamado 17 vezes ao palco. Na década 1980 actuou na China para 10 000 pessoas.
Em 1990 cantou a ária de Puccini "Nessun Dorma", que foi o hino do Mundial de Futebol na Itália. Mais tarde no Hyde Park, em Londres, cantou para 150 000 pessoas e foi visto na televisão por milhões de espectadores. Em Paris juntou 300 000 espectadores e no Central Park (Nova Iorque) mais de meio milhão.
Pavarotti tem o seu nome ligado ao Livro de Recordes Guinness: maior número de chamadas ao palco (165) e o álbum de música clássico mais vendido de sempre (Concerto dos Três Tenores).
Despediu-se oficialmente em 2004, fazendo uma longa tournée mundial, após uma carreira de mais de quatro décadas. Actuou duas vezes em Portugal e sete vezes no Brasil. O número de álbuns vendidos está estimado em 100 milhões. Ganhou vários discos de oiro e alguns Grammy Awards. Participou igualmente em inúmeros espectáculos de caridade. Pavarotti - uma voz que se calou mas nunca será esquecida!

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...