terça-feira, 30 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - Miguel Hernández Gilabert, um dos maiores poetas e dramaturgos espanhóis do século XX, nasceu em Orihuela, Alicante, em 30 de Outubro de 1910. Morreu em Alicante, no dia 28 de Março de 1942. Publicou o seu primeiro livro de poesia aos vinte e três anos de idade.
Filho de um pastor, com sete irmãos, passou a infância e adolescência entre a escola e o rebanho de seu pai. Aos catorze anos, teve de abandonar os estudos para ajudar a família. Apesar de tudo, o jovem Miguel sempre ia arranjando tempo para frequentar a biblioteca, absorvido pela leitura de obras de grandes autores espanhóis. Ao mesmo tempo que estudava literatura de forma autodidacta, começou a escrever e, em 1929, publicou o seu primeiro poema no semanário El Pueblo.
Quando começou a Guerra Civil Espanhola, Miguel Hernández alistou-se ao lado dos Republicanos. No verão de 1937, tomou parte no 2º Congresso Internacional de Autores Antifascistas.
Em Abril de 1939, acabada a guerra com a vitória das forças do ditador Franco, Miguel Hernández tentou fugir de Espanha e entrar em Portugal. Na fronteira, foi preso pela polícia do regime fascista português, que o entregou à “Guarda Civil” espanhola. Em Março de 1940, foi condenado à morte, pena que seria comutada em 30 anos de prisão. Acabou por morrer, dois anos depois, vítima de tuberculose, numa Prisão Reformatório em Alicante.
Vários dos seus poemas foram transformados em canções por Paco Ibáñez e Joan Manuel Serrat, entre outros.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...