domingo, 28 de outubro de 2007

EFEMÉRIDE - William Henry Gates, conhecido por Bill Gates, informático e empresário norte-americano, um dos fundadores da Microsoft, a maior e mais conhecida empresa de software do mundo, nasceu em Seattle, no dia 28 de Outubro de 1955.
Bill Gates frequentou as melhores escolas particulares de Seattle e participou no movimento escoteiro. Foi admitido na Universidade de Harvard, mas abandonou o curso de Matemática no 3° ano, para se dedicar inteiramente à programação informática. Desenvolveu, juntamente com Paul Allen, um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais lançado nos Estados Unidos - o Altair 8800. Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen fundaram a Microsoft, dedicada exclusivamente ao mercado de programas para computadores. Gates adquiriu, ao longo dos anos, uma fama de visionário e de negociador agressivo, sendo acusado também, por alguns concorrentes, de utilizar práticas comerciais desleais.
A primeira versão de Windows foi lançada em 1985. No ano seguinte, a Microsoft fez a sua entrada na bolsa e Gates tornou-se milionário. Dez anos mais tarde seria considerado o homem mais rico do mundo.
Em 2005, foi condecorado com o título de Cavaleiro do Império Britânico. Por não ser súbdito inglês, não pode utilizar o título de “Sir”, mas tem o direito de acrescentar ao seu nome as letras KBE (Knight of British Empire).
Em Junho de 2006, anunciou que ia deixar progressivamente o cargo de director da Microsoft para se consagrar à “Bill & Melinda Gates Foundation” e que 95% da sua fortuna seriam legados à luta contra as doenças e o analfabetismo nos países do Sul.
Algumas curiosidades: Bill Gates teria alugado todos os helicópteros num largo raio à volta do local do seu casamento, para evitar de ser importunado pelos paparazzi. Em 1994, adquiriu num leilão, por cerca de 31 milhões de dólares, o “Codex Hammer” (ex Codex Leicester), célebre manuscrito de Leonardo Da Vinci. É um apaixonado jogador de Bridge. No filme “South Park”, Bill Gates é “assassinado” pelo chefe do exército americano, em virtude da lentidão do Windows 98...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...