quarta-feira, 21 de novembro de 2007

EFEMÉRIDEBordalo Pinheiro, pintor naturalista e realista português, nasceu em Lisboa, no dia 21 de Novembro de 1857, tendo morrido na mesma cidade, em 6 de Novembro de 1929.
Iniciou a sua formação artística na Academia de Belas-Artes de Lisboa e, depois de ter completado o curso em quatro anos, em vez dos curriculares sete, foi para Paris, beneficiando de uma bolsa de estudo do rei consorte D. Fernando II. Na capital francesa, recebeu a influência de pintores como Manet e Edgar Degas, o que foi fundamental para as suas obras. Em 1882, fez uma exposição na cidade da luz, onde o público, maioritariamente burguês, se rendeu ao quadro “Soirée chez Lui”, que foi também aclamado pela difícil crítica parisiense. Este quadro está actualmente no Museu de Arte Contemporânea sob o título “Concerto de Amadores”.
Regressado a Portugal, juntou-se ao "Grupo de Leão", grupo de jovens artistas que estavam interessados em renovar a estética das composições de arte. Deste período, resultaram os retratos de Ramalho Ortigão, Teófilo Braga, Eça de Queirós e Antero de Quental, por ele pintados e que ficaram célebres. Deu também uma nova ênfase aos palácios lisboetas, ao pintar painéis que se encontram no Palácio da Assembleia da República, as pinturas da sala de recepção do Palácio de Belém e o tecto do Teatro Nacional.
Em 1901, foi professor de pintura histórica na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde se formara e, em 1914, foi nomeado pelo regime republicano, então recentemente instaurado, para director do Museu Nacional de Arte Contemporânea, onde se manteve até à reforma.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...