sábado, 24 de novembro de 2007

EFEMÉRIDEDiego Rivera, de seu nome completo Diego María de la Concepción Juan Nepomuceno Estanislao de la Rivera, um dos maiores pintores mexicanos, morreu em San Ángel, no dia 24 de Novembro de 1957, tendo sido sepultado no Panteão das Dores na cidade do México. Nascera em Guanajuato, em 8 de Dezembro de 1886.
Começou a estudar na Academia de Bellas Artes de San Carlos, tendo partido para a Europa em 1907, onde ficou até 1921, beneficiando de uma bolsa de estudos. Esteve em Barcelona, Madrid e Paris. Teve contactos com os pintores Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miro, Modigliani e com o arquitecto Antoni Gaudí, que o enriqueceram artisticamente e muito influenciaram a sua obra.
Juntamente com outros dois pintores, criou o “muralístico mexicano” que, segundo eles, poderia redimir artisticamente um povo, que esquecera a grandeza da sua civilização pré-colombiana. Consideravam a “pintura de cavalete” como eminentemente burguesa, pois a maioria das telas eram confinadas em colecções particulares.
Regressado ao México, demonstrou a sua simpatia política pela extrema-esquerda. Em 1929, casou-se com a pintora mexicana Frida Kahlo, 22 anos mais nova.
Nos anos 1930/40, pintou vários murais nos Estados Unidos, privilegiando temas ligados à indústria. Ao todo, pintou mais de dois mil quadros, fez cinco mil desenhos e cerca de 4000 metros de pinturas murais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...