segunda-feira, 19 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Franz Peter Schubert, compositor austríaco, morreu em Viena, no dia 19 de Novembro de 1828. Nascera em Himmelpfortgrund, perto de Viena, em 31 de Janeiro de 1797.
O pai e um irmão deram-lhe as primeiras lições musicais, ensinando-lhe a tocar violino e piano. Entre 1808 e 1813 foi cantor no coro da Capela Imperial de Viena. Nos anos seguintes, compôs a maior parte da sua obra, escrevendo ao todo cerca de seiscentas canções e várias óperas, sinfonias e sonatas, entre outros trabalhos.
Não houve grande reconhecimento público pela sua obra, enquanto vivo. Teve sempre dificuldade em assegurar um emprego permanente, vivendo muitas vezes à custa de amigos e do trabalho que o pai lhe dava.
A sua saúde começou a deteriorar-se muito cedo em virtude da sífilis, doença de que padecia desde 1822. Morreu sem quaisquer recursos financeiros, com a idade de 31 anos, julga-se que de febre tifóide, se bem que alguns biógrafos apresentem outros motivos.
Hoje, o seu estilo imaginativo, lírico e melódico, faz com que Schubert seja considerado um dos maiores compositores do século XIX, marcando a passagem do estilo clássico para o romântico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...