quinta-feira, 29 de novembro de 2007

EFEMÉRIDEGiacomo Antonio Domenico Michele Secondo Maria Puccini, compositor de óperas italiano, morreu no dia 29 de Novembro de 1924, vítima de complicações cardíacas, causadas por uma doença oncológica na garganta. Nascera em Lucca, em 22 de Dezembro de 1858. É considerado um dos maiores compositores do fim do fim do século XIX e princípio do século XX.
Giacomo estudou órgão com o pai até este morrer, tinha ele quase seis anos. Prosseguiu os estudos com outros familiares, que vinham transmitindo o interesse pela música desde há muitas gerações. Aos dez anos, começou a cantar no coro da igreja e parecia fadado para seguir a tradição familiar e ser um músico modesto. Em 1876, porém, ao ouvir a “Aida” de Verdi, numa representação em Pisa, sentiu despertar nele um tal fogo e paixão, que percebeu estar possuído de um instinto que o levaria naturalmente à composição de óperas.
Obteve uma bolsa de estudos da rainha Margherita e, também com a ajuda financeira de um tio, entrou para o Conservatório de Milão, sendo graduado em 1883. Nesse mesmo ano, para participar num concurso, compôs a sua primeira ópera. Não ganhou o primeiro prémio, mas chamou a atenção do dono de uma editora musical que lhe encomendou uma segunda ópera. Esta (“Edgar”) foi, no entanto, recebida sem entusiasmo no Teatro Scala de Milão, em 1889. Já a terceira ópera “Manon Lescaut”, estreada em Turim em 1893, teve grande sucesso.
A ópera seguinte (A Boémia) teve a sua primeira representação em 1896, sob a regência de Arturo Toscanini, que se tornaria amigo de Puccini para o resto da vida. E os êxitos nunca mais pararam: “Tosca” (Roma), “Madame Butterfly” (Nova Iorque), etc. etc.
A actividade de Puccini tornou-se depois mais escassa e, em 1903, foi vítima de um acidente de automóvel que o deixou coxo. Quando morreu deixou uma ópera inacabada (Turandot) que foi completada mais tarde por Franco Alfano e Luciano Berio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...