sexta-feira, 9 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE - Ivan Sergeyevich Turgenev, um dos mais importantes escritores russos, nasceu em Orel, no sul de Moscovo, perto do Mar Negro, em 9 de Novembro de 1818. Morreu em Bougival, no dia 3 de Setembro de 1883. O seu romance “Pais e Filhos” é considerado como uma das obras mais emblemáticas da ficção russa do século XIX.
Em 1827, a família foi para Moscovo, onde Ivan estudou, acabando por ingressar na Universidade de São Petersburgo. Licenciou-se em Filosofia e, aos dezanove anos, publicou uma primeira recolha de poesias. Aprendeu francês, alemão, inglês, grego e latim. Partiu então para a Alemanha, a fim de continuar os seus estudos na Universidade de Berlim, onde debateu as ideias de Hegel, professor e reitor daquela Universidade. Regressou depois à Rússia, onde ocupou um cargo no Ministério da Administração Interna.
Em 1843 publicou o primeiro livro digno dos elogios da crítica, “Parasha”. Após a publicação de várias obras, ganhou definitivamente grande reputação a partir de 1852, quando publicou “Zapiski Okhotnika”, obra composta por vários contos, que conta a história de um jovem aristocrata, que vai descobrindo aos poucos a realidade da vida dos camponeses que trabalham na sua propriedade. Diz-se que este livro contribuiu para que o czar Alexandre II decidisse libertar os servos em toda a Rússia.
Turgenev foi o primeiro escritor russo a tornar-se célebre na Europa Ocidental. Depois de um romance muito controverso, onde o protagonista condenava tanto o conservadorismo das gerações mais antigas, como o radicalismo desenfreado da juventude, o autor abandonou o seu país. Partiu para a Alemanha, passou por Londres e acabou por se fixar em Bougival, nos arredores Paris, onde faleceu.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...