sexta-feira, 23 de novembro de 2007

EFEMÉRIDELouis Malle, famoso realizador francês, morreu em Beverly Hills, Los Angeles, em 23 de Novembro de 1995, vítima de doença oncológica. Nascera em Thumeries, no dia 30 de Outubro de 1932.
Licenciado em Ciências Políticas, trabalhou no início de sua carreira como assistente do cineasta Robert Bresson e do célebre pesquisador submarino Jacques Cousteau, com quem dirigiu o documentário O Mundo do Silêncio, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes, em 1956.
Louis Malle realizou 30 longas-metragens e foi um dos poucos realizadores franceses que foi bem sucedido nos Estados Unidos. Os seus filmes são fundamentais para compreender muitas das angústias sociais da segunda metade do século XX.
Nascido num meio burguês, costumava dizer: «O meu meio de origem, a minha educação religiosa, causam-me embaraço, sinto por vezes vergonha».
Recusava seguir qualquer corrente ou movimento cinematográfico. Os seus detractores diziam que ele fazia cinema com o dinheiro dos pais, o que não tinha qualquer fundamento, pois foi sempre financiado por produtores convencionais. Em 1958, recebeu o “Leão de Prata” do Festival de Veneza.
Tratava dos temas morais mais complicados, conseguindo não fazer nenhum julgamento moral. Nos seus filmes, não havia “inocentes e culpados” nem “bons e maus”. Deixava ao espectador a incumbência de fazer o seu próprio julgamento.
Recebeu os “Césares” do melhor filme, do melhor realizador, do melhor cenário, da melhor fotografia, do melhor som e da melhor montagem.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...