segunda-feira, 26 de novembro de 2007

EFEMÉRIDE Mário Cesariny de Vasconcelos, pintor e poeta português, morreu em Lisboa, no dia 26 de Novembro de 2006. Nascera, também em Lisboa, em 9 de Agosto de 1923. É considerado o principal representante do Surrealismo português.
Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio e estudou música com o compositor Fernando Lopes Graça, na Academia de Amadores de Música.
Em 1947, esteve em Paris onde frequentou a Academia da Grande Chaumière. Na capital francesa, conheceu André Breton, a cuja influência se ficou a dever a criação do Grupo Surrealista de Lisboa, juntamente com outros poetas e pintores. Mário Cesariny adoptou uma atitude estética que o levava a uma contínua experimentação nas suas obras, tanto escritas como pintadas. Publicou vários textos sobre o Surrealismo.
Nos derradeiros anos da sua vida, recebeu o Prémio EDP, da Fundação EDP, em 2002, e o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, em 2005, tendo sido agraciado, também neste último ano, com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...