segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEErskine Caldwell, escritor americano, nasceu em Moreland, Geórgia, no dia 17 de Dezembro de 1903. Faleceu em Paradise Valley, no Arizona, em 11 de Abril de 1987.
Originário do Sul dos Estados Unidos, Calwell descreveu nas suas obras a miséria dos camponeses que viviam da colheita do tabaco e do algodão.
Como muitos dos escritores americanos, levou uma vida aventureira e desempenhou os ofícios mais díspares: foi maquinista de teatro, marinheiro, futebolista profissional (futebol americano), cultivador, empregado de café e jornalista.
A maneira como descreveu a miséria infinita e os comportamentos no limite da humanidade chocaram as “Ligas virtuosas” por um lado e alguns habitantes do Sul por outro, que sentiram aquelas descrições como uma traição de um dos seus.
Violência absurda, erotismo, humor macabro e situações patéticas fizeram de Caldwell o escritor mais censurado dos Estados Unidos.
Escreveu também novelas e deixou, num dos seus livros, várias observações de correspondente de guerra. Com a sua mulher, que foi uma fotógrafa célebre, publicou em 1937 “You have seen their Faces”, onde conta os problemas rurais na América durante a depressão. Publicou igualmente 25 volumes de “American Folkways” (1945-1955), onde descreveu várias regiões dos Estados Unidos e as suas diversidades culturais.
Os seus livros, recordistas de vendas, foram traduzidos na maioria das línguas. O livro “God's Little Acre” foi vendido em mais de 40 milhões de exemplares.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...