terça-feira, 11 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEHeinrich Hermann Robert Koch, médico, patologista e bacteriologista alemão, nasceu em Clausthal, no dia 11 de Dezembro de 1843. Faleceu em Baden-Baden, em 27 de Maio de 1910, vítima de crise cardíaca. Foi um dos fundadores da Microbiologia e a ele se deve também a compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.
Entre as suas principais contribuições para as ciências médicas, incluem-se a descoberta e descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e coloração de bactérias para estudo no microscópio com respectiva identificação/classificação e a descoberta, em 1882, do bacilo da tuberculose (o bacilo de Koch). Em 1883, descobriu o vibrião da cólera. Foi contemplado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1905.
Aos cinco anos, surpreendeu os pais dizendo-lhes que, com o auxílio de jornais, aprendera a ler sozinho. Aos 19 anos, foi para a Universidade de Göttinen afim de estudar Medicina. Depois de se licenciar, esteve seis meses em Berlim para aprofundar os estudos de Química. A partir de 1867, com 24 anos, começou a exercer medicina. Em 1870, alistou-se para servir na guerra Franco-Prussiana e, de 1872 a 1880, foi médico em Wollstein, onde conduziu várias pesquisas que o colocaram em lugar de destaque entre os autores de trabalhos científicos. Só em 1880, as entidades oficiais lhe deram os meios necessários para poder desenvolver melhor as suas descobertas.
Já depois de ter descoberto o bacilo da tuberculose, foi enviado ao Egipto para investigar o aparecimento da cólera, estudando depois a mesma doença na Índia. Baseado nos seus conhecimentos de biologia, formulou regras para o controle de epidemias, as quais foram aprovadas em Dresden em 1893. Formulou igualmente a base para métodos de controlo, alguns deles ainda usados actualmente.
Em 1885, Koch foi nomeado professor de Higiene da Universidade de Berlim e director do Instituto de Higiene da mesma Universidade. Em 1891 foi nomeado professor honorário da Faculdade de Medicina de Berlim e director do novo Instituto para Doenças Infecciosas.
Em 1896, foi para a África do Sul com o intuito de estudar a origem da Peste Bovina. Apesar de não identificar a causa da doença, conseguiu limitar o seu aparecimento, injectando bílis de animais infectados nos animais sãos. Depois, desenvolveu igualmente trabalhos sobre a malária, na Índia e em África.
Koch recebeu inúmeros prémios, “doutoramentos honorários” e “Ordens”, na Alemanha e no estrangeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...