quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEJosé Manuel Ramos Horta, político e jurista, actual Presidente da República Timorense, nasceu em Dili, Timor Oriental, em 26 de Dezembro de 1949. Filho de mãe timorense e de pai português, ali exilado pelo regime fascista de Salazar, foi educado numa instituição religiosa. Em virtude das suas actividades independentistas esteve exilado em Moçambique entre 1970 e 1971.
Ocupou o cargo de Ministro das Relações Exteriores no governo auto-proclamado em 1975, após a Revolução dos Cravos em Portugal, tinha então 25 anos de idade. Três dias antes da invasão indonésia deixou o território com destino a Nova Iorque, onde foi explicar a situação de Timor-Leste nas Nações Unidas.
Em 1996, partilhou com o seu compatriota Bispo Ximenes Belo o Prémio Nobel da Paz, atribuído pelo trabalho desenvolvido por ambos na procura de uma solução pacífica e justa do conflito com a Indonésia.
José Ramos Horta estudou Direito Internacional na Academia de Direito Internacional de Haia e na Universidade de Antioch nos Estados Unidos, onde completou o mestrado em Estudos da Paz, bem como uma série de outros cursos de pós-graduação sobre Direito Internacional e Paz.
Foi Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação desde a independência até 2006, Ministro interino da Defesa em 2005/2006 e, antes, fora membro destacado e porta-voz da resistência timorense no exílio, durante a ocupação indonésia entre 1975 e 1999.
Foi primeiro-ministro de Timor em 2006/2007, sendo eleito Presidente da República em 9 de Maio de 2007, sucedendo no cargo a Xanana Gusmão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...