quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDE Louis Pasteur, cientista francês, químico e físico de formação, pioneiro da microbiologia, nasceu em Dole, no dia 27 de Dezembro de 1822. Morreu em Marnes-la-Coquette, em 28 de Setembro de 1895.
Iniciou os seus estudos no Colégio Royal em Besançon, transferindo-se para a Escola Normal Superior de Paris em 1843, a fim de estudar química, física e cristalografia. Após a licenciatura, foi professor de química em Dijon e Estrasburgo. Em 1854, foi nomeado deão da Faculdade de Ciências na Universidade de Lille. Em 1862, foi eleito para a Academia das Ciências.
A pedido dos vinicultores e cervejeiros, começou a investigar a razão pela qual os vinhos e as cervejas azedavam. Utilizando o microscópio, conseguiu identificar a levedura responsável pelo processo. Propôs eliminar o problema, aquecendo a bebida lentamente até alcançar 57° C, matando deste modo as leveduras e encerrando o líquido posteriormente em cubas hermeticamente seladas, para evitar uma nova contaminação. Este processo está na origem da actual técnica de pasteurização dos alimentos.
Em 1871, Pasteur obrigou os médicos dos hospitais militares a ferver os instrumentos e restante material utilizado nos actos médicos, para evitar contaminações.
Expôs a "teoria germinal das doenças infecciosas", segundo a qual uma doença infecciosa tem a sua causa num micróbio com a capacidade de propagar-se entre as pessoas. Deve procurar-se cada micróbio responsável para se determinar um modo de combatê-lo. Investigou também os “microscópicos agentes patogénicos”, acabando por descobrir diversas vacinas, em especial uma contra a raiva, que lhe valeu a consagração mundial. Fundou em 1888 o Instituto Pasteur, um dos mais famosos centros de pesquisa da actualidade.
Diga-se como curiosidade que existem, em França, 2 020 ruas com o seu nome.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...