sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEMário Alberto Nobre Lopes Soares, político português, nasceu em Lisboa, no dia 7 de Dezembro de 1924.
É licenciado em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e em Direito, na Faculdade de Direito da mesma Universidade.
Foi preso várias vezes pelas suas actividades contra o regime ditatorial de Salazar. Participou no “Movimento para a Unidade Nacional contra o Fascismo” e no “Movimento para Unidade Democrática”. Em 1968, foi-lhe fixada residência na colónia portuguesa de São Tomé e, em 1970, exilou-se em França. Foi fundador do Partido Socialista Português em 19 de Abril de 1973.
Estava no exílio em Paris quando do 25 de Abril de 1974. Regressou ao país em 28 de Abril, sendo recebido em apoteose. Dois dias depois, esteve presente na chegada a Lisboa de Álvaro Cunhal, Secretário-Geral do Partido Comunista.
Durante o período revolucionário, que ficou conhecido como PREC (Processo Revolucionário Em Curso), conduziu o Partido Socialista à vitória nas eleições para a Assembleia Constituinte de 1975, começando então a sua luta contra outras forças à sua esquerda e opondo-se às facções mais progressistas das Forças Armadas.
Foi Ministro dos Negócios Estrangeiros de Maio de 1974 a Março de 1975. Foi um dos impulsionadores da independência das colónias portuguesas. Em Março de 1977 iniciou o processo de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, subscrevendo o Tratado de Adesão em 1985.
Foi Primeiro-ministro por três vezes e Presidente da República em dois mandatos. Foi Deputado ao Parlamento Europeu entre 1999 e 2004, tendo sido candidato à sua presidência. Perdeu esta eleição para a francesa Nicole Fontaine.
Criou a Fundação Mário Soares em 1991. Em 1995 assumiu a Presidência da Comissão Mundial Independente Sobre os Oceanos; em Março de 1997 a Presidência da Fundação Portugal África e a Presidência do Movimento Europeu; em Setembro a Presidência do Comité Promotor do Contrato Mundial da Água. Como ex Presidente da República, é igualmente Conselheiro de Estado.
Em 2005, aos 80 anos, candidatou-se à Presidência da República, o que seria um inédito 3º mandato, mas quedou-se pelo 3º lugar, com 14% dos votos. É membro honorário do Clube de Roma e membro do Alto Conselho da Francofonia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...