terça-feira, 4 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDEVítor Mateus Teixeira, mais conhecido por Teixeirinha, cantor e compositor brasileiro, morreu em Porto Alegre, no dia 4 de Dezembro de 1985. Nascera em Rolante, em 3 de Março de 1927. Teve uma infância difícil, em virtude sobretudo de ter perdido o pai aos seis anos e a mãe aos nove. Trabalhou em granjas do interior e, quando foi para Porto Alegre, carregou malas em portas de pensões, vendeu doces como ambulante e vendeu jornais, desenvolvendo portanto toda e qualquer actividade que o ajudasse a sobreviver.
Em 1961, tornou-se sucesso nacional com o lançamento de "Coração de Luto", canção que falava da trágica morte de sua mãe.
Actuou em doze filmes, que foram quase todos verdadeiros fenómenos de popularidade, superando o milhão e meio de espectadores, somente nos três Estados do Sul do Brasil. Teixeirinha foi um típico compositor de canções gaúchas, sendo considerado mesmo um ícone deste estilo. Uma das mais famosas é "Querência Amada" que, na sua introdução, possui uma dedicatória ao pai.
Gravou mais de 700 canções em cerca de setenta LP. Teve discos vendidos no mercado negro e havia filas para os comprar no mercado oficial. Manteve também, durante mais de vinte anos, programas radiofónicos.
Com o que ganhou, adquiriu uma casa em Porto Alegre, onde viveu o resto da sua vida, e uma Kombi para as suas digressões. Actuou em circos, parques, teatros, cinemas e outras salas de espectáculo. Como declarou um dia à imprensa, «onde o povo pediu para ele estar, ele foi…». Até hoje, a música “Coração de Luto” vendeu mais de vinte e cinco milhões de cópias, superando sob certos aspectos cantores como Michael Jackson e Julio Iglesias.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...