sábado, 5 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDE Carlos de Orleães, conhecido sobretudo pela sua obra poética, morreu em Amboise no dia 5 de Janeiro de 1465, tendo nascido em Paris em 24 de Novembro de 1394. Era irmão do rei Carlos VI de França. Escreveu mais de quinhentos poemas, a maioria dos quais produzidos durante os 25 anos em que foi prisioneiro de guerra dos ingleses.
Ascendeu a duque aos catorze anos e a mãe, no seu leito de morte, fê-lo jurar que vingaria a morte do pai, lutando contra os borgonheses. Acabou por ser um dos muitos nobres franceses que se feriram na batalha de Agincourt ocorrida em 1415. Feito prisioneiro, foi levado para Inglaterra como refém. As condições em que esteve preso não eram muito rígidas, mas não deixava de ser um cativeiro.
Só foi libertado em 1440, em virtude dos esforços de seus antigos inimigos Filipe II de Espanha e sua esposa Isabel de Portugal e mediante o pagamento de um resgate de 220 000 “écus”. Falava então melhor inglês do que a língua mãe, segundo se dizia. Foi pai aos 63, 68 e 70 anos no seu terceiro casamento. Os filhos chamavam-se Maria, Luís e Ana. Luís seria o futuro rei Luís XII de França.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...