sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDECharles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, moralista, percursor da sociologia, pensador político, filósofo e escritor francês, nasceu perto de Bordéus, em 18 de Janeiro de 1689. Os pais escolheram um mendigo para seu padrinho, para que ele se lembrasse toda a vida que os pobres são nossos irmãos. Morreu em Paris, em 10 de Fevereiro de 1755, vítima da febre-amarela, quando já tinha perdido quase totalmente a visão.
Estudou Direito e foi conselheiro do Parlamento de Bordéus. Apaixonou-se também pelas ciências e fez várias experiências no domínio da anatomia, botânica e física.
Foi eleito para a Academia Francesa em 1728, percorrendo depois a Europa numa série de longas viagens, prestando especial atenção à geografia, economia, política e costumes de cada país. Antes de 1735, foi iniciado na franco-maçonaria em Inglaterra.
Tornou-se famoso pela sua “Teoria da Separação dos Poderes”, actualmente consagrada em muitas das modernas constituições nacionais (Poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, bases da Democracia). Curiosamente, defendia a possibilidade da Mulher poder governar mas, ao mesmo tempo, afirmava que ela não podia ser a responsável pela família.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...