quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDEJosé Eugénio Soares, conhecido por Jô Soares, humorista, actor, director de teatro e apresentador de televisão brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de Janeiro de 1938. Dedica-se igualmente à literatura e à pintura, tendo mesmo exposto na Bienal de 1967, no MUBE (São Paulo) e na Casa França - Brasil (Rio de Janeiro).
Curiosamente, na juventude, dizia que queria ser diplomata, tendo estudado no Rio e na Suiça, justamente com esse objectivo. Cedo concluiu porém que o seu senso humorístico e a sua criatividade eram qualidades mais adequadas a uma outra carreira.
Sobressaiu num programa de televisão e participou em algumas comédias de cinema na década de 1960. Participou também em programas de vários canais de televisão, como participante, actor e redactor.
Na Rede Globo foi estrela principal de vários programas que ultrapassaram fronteiras, sendo muito populares também em Portugal: “Faça Amor, Não Faça a Guerra”, “Planeta dos Homens” e “Abaixo o Regime e Viva o Gordo”, entre outros. Apresenta actualmente o “Programa do Jô”, um talk-show muito conceituado.
É autor de vários livros, incluindo romances (“O Xangô de Baker Street”, adaptado ao cinema, “O Homem que Matou Getúlio Vargas” e “Assassinatos na Academia Brasileira de Letras”). Escreveu igualmente algumas peças teatrais. Foi colunista da revista “Veja” durante muitos anos. Já apresentou mais de dez mil entrevistas na televisão, número atingido em 2006.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...