quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDENorman Kingsley Mailer, escritor norte-americano, nasceu em Long Branch, Nova Jersey, em 31 de Janeiro de 1923. Morreu em Nova Iorque, no Hospital Monte Sinai, em 10 de Novembro de 2007, vítima de insuficiência renal.
Estudou Engenharia Aeronáutica na Universidade de Harvard, onde se interessou também pela escrita, tendo publicado a primeira história aos dezoito anos.
O seu modo de escrever balança entre o realismo de John Dos Passos e a escrita jornalística de Ernest Hemingway. A sua fama e reconhecimento internacionais começaram em 1948, com a publicação de “Os Nus e os Mortos”, romance baseado em experiências vividas na Segunda Guerra Mundial. Norman Mailer foi duas vezes premiado com o Prémio Pulitzer - em 1968 com “Os Exércitos da Noite” e em 1979 com “A Canção do Carrasco”.
Em 1983 recebeu a comenda francesa da ”Ordem das Artes de das Letras” e em 2006 a Legião de Honra do mesmo país.
Foi um dos fundadores do influente jornal alternativo “The Village Voice” e voz activa contra a Guerra do Vietname, o que lhe custou uma prisão. A biografia de Marilyn Monroe, publicada em 1973, foi um de seus grandes sucessos de vendas e provocou enorme celeuma, com a versão de que a morte da actriz fora provocada pelo FBI e pela CIA, que condenavam o seu suposto romance com o senador Robert Kennedy. Escreveu também as biografias de Pablo Picasso e Lee Harvey Oswald (presumível assassino do presidente Kennedy).
Casou-se seis vezes e teve nove filhos, um dos quais adoptado. Sobre Bush, actual presidente americano, declarou que «era o pior presidente que tinha visto em oitenta anos de vida».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...