terça-feira, 15 de janeiro de 2008

EFEMÉRIDERosa Luxemburgo, escritora, filósofa marxista e militante revolucionária polaca, morreu em Berlim, no dia 15 de Janeiro de 1919. Nascera em Zamość, perto de Lublin, em 5 de Março de 1871. De família judaica, participou na fundação de um grupo de tendência marxista, que viria a tornar-se mais tarde no Partido Comunista da Alemanha. Tornou-se, em 1897, uma das primeiras mulheres a doutorar-se em Ciências Políticas e foi assassinada brutalmente por lutar pelos seus ideais.
Imbuída desde muito jovem de um espírito libertário, que muitos consideravam como rebeldia, iniciou a sua militância política no Partido Revolucionário Proletário.
Em 1880, exilou-se na Suiça para evitar uma detenção eminente e ali esteve durante nove anos, aproveitando para frequentar a Universidade de Zurique. Em 1892, participou na fundação do Partido Socialista Polaco, rompendo com o mesmo dois anos mais tarde, fundando então a Social-democracia do Reino da Polónia e a revista "A Causa Operária”.
Rosa casou-se, em 1897, com Gustav Lueck, filho de um amigo, a fim de adquirir a cidadania alemã. O casamento durou apenas 5 anos, o tempo mínimo estabelecido pela legislação do país, findo o qual se divorciaram. Fixou-se então em Berlim, tornando-se figura proeminente do socialismo europeu. Falava fluentemente polaco, russo, alemão, francês e a língua judaica.
Teve uma intensa actividade política que a levou a várias dissidências e prisões. No dia 9 de Janeiro de 1919, Berlim encontrava-se em estado de sítio. Rosa Luxemburgo, perseguida, sabia que já não tinha muito mais para onde fugir. Mudava constantemente de esconderijo e havia empresários de extrema-direita que ofereciam recompensas a quem a denunciasse. Acabou por ser presa, agredida com coronhadas e colocada num carro com destino desconhecido. Durante o percurso foi baleada na cabeça e atirada para um curso de água.
Deixou várias obras, algumas traduzidas para português: Liberdade de Crítica, Reforma ou Revolução, A Causa da Derrota, O Socialismo e as Igrejas, A Socialização da Sociedade e A Ordem Reina em Berlim, esta datada precisamente da véspera do seu assassinato.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...