segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE António Rosa Damásio, médico português, escritor e professor de neurologia, neurociências e psicologia, nasceu em Lisboa, no dia 25 de Fevereiro de 1944. Licenciou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, onde também se doutorou.
Depois de uma estadia no Centro de Investigação da Aphasia de Bóston, nos Estados Unidos, voltou ao Departamento de Neurologia do Hospital Universitário de Lisboa, sendo depois, durante 18 anos, Director do Departamento de Neurologia da Universidade de Iowa.
Desde 2005, é Director do “Instituto para o Estudo Neurológico da Emoção e da Criatividade” da Universidade da Califórnia do Sul. É ainda professor do Instituto Salk de La Jolla, na Califórnia.
Tornou-se mundialmente famoso ao publicar, em 1995, o seu primeiro livro: “O Erro de Descartes”. Outra obra reconhecida mundialmente, como referência na sua área científica, é “O Sentimento de Si”, que foi eleito um dos dez livros do ano pelo New York Times. Tem recebido muitos prémios, entre os quais o Prémio Pessoa e o Prémio Príncipe das Astúrias de Investigação Científica e Técnica.
Tem investigado as áreas cerebrais responsáveis pela tomada de decisões e conduta, tendo observado o comportamento de centenas de doentes com lesões no córtex pré-frontal, permitindo concluir que, embora a capacidade intelectual se mantivesse intacta, esses doentes apresentavam mudanças constantes de comportamento e incapacidade de estabelecer e respeitar regras sociais. Os seus trabalhos têm sido decisivos para o conhecimento das bases cerebrais da linguagem e da memória.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...