quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE António José Parreira do Livramento, jogador de hóquei em patins português, considerado o melhor jogador do Mundo de todos os tempos, nasceu em São Mansos, Évora, em 28 de Fevereiro de 1943. Morreu em Lisboa no dia 7 de Junho de 1999.
Jogou 209 vezes pela Selecção Nacional Portuguesa, marcou 425 golos, foi três vezes Campeão do Mundo e sete vezes Campeão da Europa. Como seleccionador e treinador, conquistou dois Campeonatos do Mundo e três da Europa.
Em 1959, portanto com dezasseis anos, foi chamado pela primeira fez à Selecção Nacional de Juniores. Na estreia, contra a Bélgica, no Campeonato da Europa, marcou três golos na vitória por 5-1. Seria considerado o “Melhor jogador do torneio” e recebeu o troféu do “Melhor marcador”.
Um momento inesquecível na sua carreira ocorreu no Mundial de 1962, realizado no Chile. No jogo contra a Argentina, apanhou a bola atrás da baliza portuguesa, fintou toda a equipa adversária e marcou um golo que pôs o público chileno em delírio. Emocionado, Livramento pediu para sair e ser substituído.
Jogou pelo Sport Lisboa e Benfica, de 1959 a 1974, com excepção do ano de 1971, em que não representou nenhum clube; pelo Banco Pinto & Sotto Mayor, banco onde era funcionário, de 1975 a 1976, e pelo Sporting Clube de Portugal, de 1977 a 1980, salvo em 1978 em que jogou pelo Amatori Lodi de itália. Além de vários campeonatos e troféus, ganhou igualmente, com a equipa do Sporting, uma Taça dos Campeões Europeus. Jogou nos “veteranos” do Sporting, de 1981 a 1983.
Depois de acabar a sua carreira de jogador, enveredou ainda pela de treinador, no Sporting Clube de Portugal, no Hóquei Clube de Turquel, no Futebol Clube do Porto e no A.S. Bassano Hockey de Itália. Com rigor, com disciplina e com a capacidade que tinha para motivar os jogadores, implantou nas suas equipas um jogo agressivo “à italiana”, aliado a um tecnicismo bem português, o que fazia das suas equipas, adversários quase intransponíveis.
Tinha um único vício: fumava. Nos estágios da Selecção, pedia para dormir no mesmo quarto do massagista, para ter a certeza de não haver tentações. Num certo dia de Junho de 1999 perdeu o desafio derradeiro. Morreu repentinamente vítima de trombose.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...