sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEAntonio Cipriano José María Machado Ruiz, conhecido simplesmente como Antonio Machado, poeta espanhol, morreu em Collioure, França, em 22 de Fevereiro de 1939. Nascera em Sevilha, no dia 26 de Julho de 1875. É uma das principais figuras do movimento literário espanhol conhecido como “Geração de 98”.
Descobriu cedo, com apenas onze anos, a sua paixão pela Literatura. Em 1899, foi para Paris juntamente com o irmão, que ali obtivera um emprego de tradutor numa editora. Conheceu vários escritores, entre os quais Paul Verlaine e Oscar Wilde. Estes encontros cimentaram nele a decisão de se tornar poeta.
Publicou os seus primeiros poemas em 1901 no jornal literário Electra e o primeiro livro de poesia “Soledades. Galerías. Otros Poemas” dois anos mais tarde.
Em 1907 obteve o lugar de professor de Francês em Soria, onde conheceu Leonor, sua futura mulher. Casaram-se, tinha ele 34 anos e ela apenas quinze. Em 1911 voltaram a Paris mas Leonor, atingida pela tuberculose, teve de regressar a Espanha onde morreu no ano seguinte. Bastante desgostoso, Machado nunca mais voltou a Soria, fixando-se na Andaluzia, onde ficou até 1919.
Entre 1919 e 1931 foi professor de Francês em Segóvia, mais perto de Madrid, colaborando também com o seu irmão em numerosas peças de teatro com sucesso.
Quando começou a Guerra Civil Espanhola, em 1936, António Machado encontrava-se em Madrid e pôs-se à disposição dos Republicanos. Foi evacuado para Valência e depois para Barcelona em 1938. Quando da vitória franquista em 1939, fugiu para França, chegando completamente esgotado a Collioure, a poucos quilómetros da fronteira. Morreu em 22 de Fevereiro, sendo sepultado em solo francês.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...