terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEBuffalo Bill, de seu verdadeiro nome William Frederic Cody, aventureiro americano, figura mítica da Conquista do Oeste, nasceu em North Plate, Scott County, no Iowa, em 26 de Fevereiro de 1846. Morreu em Denver, no Colorado, em 10 de Janeiro de 1917.
O nome porque ficou conhecido deve-se ao facto dele fornecer carne de búfalo aos empregados dos caminhos-de-ferro “Kansas Pacific” e também por ter ganho um duelo contra Bill Comstock, matando 69 búfalos contra 48 num só dia.
Além de caçador de búfalos, teve muitos outros empregos, tais como batedor da cavalaria americana, mensageiro da Pony Express, gerente de hotel, ferroviário, condutor de diligências, etc.
Buffalo Bill, além de se ter tornado numa lenda do seu país, notabilizou-se igualmente pelos espectáculos sobre o Oeste Selvagem, que organizou entre 1882 e 1912. Os shows incluíam uma parada de cavaleiros, a participação de índios americanos e a actuação de famosos atiradores. Neles participavam também, com roupas típicas, cavaleiros turcos, gaúchos, árabes, mongóis e cossacos. Percorreram toda a América do Norte e a Europa. Em 1905 conheceram grande sucesso em Paris, desfilando durante o Carnaval e dando vários espectáculos junto da Torre Eiffel, que atraíram três milhões de pessoas.
Começara o grande mito do Far West que nunca mais acabaria e que o cinema contribuiu para desenvolver. Buffalo Bill recebeu a Medalha de Honra Americana em 1872 pelos serviços prestados ao Exército. A sua vida foi retratada num filme realizado em 1944.
Desde 1992, um espectáculo equestre permanente é dado em sua honra na “Euro Disney” em Paris.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...