sábado, 16 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEGiosuè Alessandro Michele Carducci, poeta e primeiro italiano a vencer o Prémio Nobel de Literatura (1906), morreu em Bolonha, no dia 16 de Fevereiro de 1907. Nascera em Valdicastello, na Toscânia, em 27 de Julho de 1835.
Começou a escrever com a idade de treze anos. Foi figura central de um grupo de poetas, que pretendeu acabar com o “romantismo” e voltar à tradição clássica, tendência aliás patente em “Rime”, a sua primeira recolha de poemas, publicada em 1857. Neste mesmo ano, um seu irmão foi morto acidentalmente pelo pai, que se suicidou no ano seguinte. Estes acontecimentos fizeram Giosuè passar por um período psicologicamente bastante difícil.
Diplomou-se na Faculdade de Letras de Pisa, foi professor de Grego Antigo e Latim em 1859 e, no ano seguinte, ocupou a cátedra de Literatura Italiana na Universidade de Bolonha. Entretanto, evoluiu para posições menos radicais. O livro “Odes Bárbaras”, publicado em 1882, é considerado a sua obra-prima.
Vigiado pela polícia em virtude das suas ideias republicanas e franco-maçónicas, chegou a ser suspenso do Ensino e, durante três anos, teve de trabalhar numa Editora e dar lições particulares.
Em 1889, quando foi publicada a terceira edição de “Odes Bárbaras”, começou a preparar a publicação do conjunto de todas as suas obras, trabalho que acabou em 1899 e do qual resultaram vinte volumes.
Em 1904, abandonou o Ensino por motivos de saúde e, dois anos depois, bastante doente, já não se pôde deslocar a Estocolmo para receber o Prémio Nobel. Morreu no ano seguinte. Em sua homenagem, foi dado o nome de Carducci a uma cratera do planeta Mercúrio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...