sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEJules Verne, escritor francês, nasceu em Nantes, no dia 8 de Fevereiro de 1828. Morreu em Amiens, em 24 de Março de 1905, vítima de complicações diabéticas.
É considerado precursor da Ficção Científica, tendo descrito nos seus livros algumas descobertas e acontecimentos, como os submarinos, as máquinas voadoras e a viagem à Lua, que só se concretizariam muitos anos mais tarde.
O pai enviou-o para Paris no intuito de o fazer seguir a carreira de Direito, mas ele interessou-se mais pelo teatro e por operetas, pela poesia, por tragédias escritas em verso e por histórias de viagens. O pai, ao descobrir o seu desinteresse pelos estudos, tirou-lhe o apoio financeiro, o que o obrigou a ser funcionário na Bolsa, para poder sobreviver. Durante este período conheceu os escritores Alexandre Dumas e Victor Hugo.
O seu primeiro sucesso, que lhe trouxe fama e dinheiro, foi a novela publicada em 1863 “Cinco semanas num balão”, em que a descrição minuciosa da vida em África levava os leitores a questionarem se estavam em presença de uma obra de ficção ou de uma reportagem e, no entanto, Júlio Verne numa tinha estado em África nem tão pouco tinha viajado num balão. Começou a publicar uma média de um livro por ano: “Vinte Mil Léguas Submarinas”, “Viagem ao centro da terra”, “A volta ao mundo em oitenta dias”e “Da terra à lua” foram grandes sucessos, entre muitos outros.
Segundo estatísticas da UNESCO, Júlio Verne será o autor cuja Obra foi mais traduzida em todo o mundo: mais de setenta livros em 148 línguas e dialectos diferentes.
Curiosamente, durante os últimos anos da sua vida, escreveu vários livros sobre o uso errado das tecnologias e os seus impactos negativos no ambiente. Mais uma vez, Júlio Verne mostrava-se como um homem avançado em relação ao seu tempo.
Foram feitas cerca de cem adaptações cinematográficas de trinta e três obras de Júlio Verne e alguns livros foram objecto de séries televisivas. As obras mais vezes adaptadas foram: “Miguel Strogoff”, “Vinte Mil Léguas Submarinas” e “Viagem ao Centro da Terra”.
Em 1878 efectuou, com um dos barcos por ele adquirido, o Saint-Michel III, uma viagem de Lisboa a Alger. Júlio Verne deixou uma obra de extraordinária criatividade, que lhe conferiu um estatuto de visionário. Alguns dos seus personagens tornaram-se ícones da imaginação popular, tais como Phileas Fogg, capitão Nemo, Miguel Strogoff, etc.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...