quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEPelham Grenville Wodehouse, escritor humorista britânico, morreu em Nova Iorque, no dia 14 de Fevereiro de 1975. Nascera em Guilford, no Surrey, em 15 de Outubro de 1881, tendo-se naturalizado americano em 1955.
Quando se preparava para entrar na Universidade, a desvalorização da rupia indiana, moeda em que era paga a pensão de seu pai, levou-o a ter de optar por um emprego. Foi trabalhar num banco e, ao mesmo tempo, começou a escrever novelas e artigos. Em 1903 tornou-se jornalista. Em 1909 instalou-se por uns tempos nos Estados Unidos, começando por ser crítico teatral e depois autor de peças teatrais e de comédias musicais.
Escreveu mais de noventa livros (cerca de 70 romances e vinte recolhas com duzentas novelas), 500 artigos em revistas, 19 peças de teatro e 250 canções para comédias musicais. Um dos personagens das suas histórias (o Jeeves) tornou-se mundialmente conhecido.
Quando começou a Segunda Guerra Mundial encontrava-se em França, onde ficou por não ter tomado muito a sério o conflito. Os alemães fizeram-no prisioneiro em 1940, tendo estado detido na Bélgica e depois em Tost, na Alta Silésia, hoje uma província da Polónia. Quando foi libertado tinha quase 60 anos.
Fixou-se nos Estados Unidos em 1955 e nunca mais voltou ao Reino-Unido, visto que os ingleses o acusavam de ter colaborado com os nazis. Embora tardiamente, a Inglaterra acabou por lhe fazer justiça, pouco antes da sua morte, aos 93 anos, nomeando-o “Cavaleiro do Império Britânico”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...