quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDEPierluigi Collina, ex-árbitro italiano, um dos melhores árbitros mundiais e seguramente o mais mediático, nasceu em Bolonha, no dia 13 de Fevereiro de 1960. Foi ele que arbitrou a final do Mundial de Futebol de 2002, entre o Brasil e a Alemanha, em que o Brasil se sagrou Campeão do Mundo.
Em Itália, ele é um símbolo nacional, tão reconhecido e respeitado como os maiores ases do futebol. A sua careca, os olhos esbugalhados e os gestos enérgicos tornaram-no numa figura tão popular como a do próprio Papa.
Em 1995 foi colocado na lista dos árbitros da FIFA, arbitrando quatro encontros dos Jogos Olímpicos de 1996, incluindo a final. Arbitrou igualmente muitos jogos da Liga dos Campeões Europeus, entre os quais a final de 1999, em que o Manchester United venceu o Bayern de Munique. Arbitrou igualmente a final da Taça UEFA de 2004, entre o Valência e o Marselha. O seu último grande torneio foi o Campeonato da Europa de 2004, cuja fase final decorreu em Portugal. Ganhou por seis vezes o título de ”Melhor Árbitro do Ano”, tendo-se reformado em 2005.
É licenciado em Economia pela Universidade de Bolonha e sofre de alopecia, uma doença que provoca a queda de todos os pelos do corpo.
O seu desporto favorito, paradoxalmente, é o basquetebol, sendo um fã incondicional do “Fortitudo” de Bolonha, um dos melhores clubes europeus da modalidade. Desde 2006 é conselheiro da Associação dos Árbitros Italianos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...