segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

EFEMÉRIDE Toni Morrison, de seu verdadeiro nome Chloe Anthony Wofford, escritora, professora e editora norte-americana, nasceu em Lorain, no Ohio, em 18 de Fevereiro de 1931.
Estudou Literatura na Universidade de Howard, doutorando-se na Universidade de Texas Southern, com uma tese sobre o suicídio de William Faulkner e Virginia Woolf.
Depois de um casamento com Howard Morrison, que duraria seis anos e do qual nasceram dois filhos, instalou-se em Siracusa e depois em Nova Iorque, onde trabalhou numa editora, no sector de autores negros. Editou as autobiografias de Mohammed Ali e de Angela Davis e a antologia “The Black Book” em 1973. Simultaneamente, ensinou Inglês na Universidade do Estado de Nova Iorque e, mais tarde, Literatura na Universidade de Princeton onde leccionou até 2006.
Foi galardoada com o Prémio Nobel de Literatura de 1993, pelos seus romances que descrevem a vida e a miséria dos negros, nos Estados Unidos, durante os séculos XIX e XX. O seu primeiro livro “O olho mais azul” foi publicado em 1970 e é um estudo sobre as raças, os géneros e a beleza. Chamou a atenção da crítica internacional, sete anos mais tarde, com “Canção de Salomão”, que ganhou o “National Critics Award”.
Em 1987, “Amada” foi o primeiro romance de uma trilogia que veio a incluir “Jazz” em 1992 e “Paraíso” em 1997. Ganhou o Prémio Pulitzer de 1988 e o jornal New York Times considerou-o «a melhor obra da ficção americana dos últimos 25 anos».
Em 2005 foi nomeada Doutora Honoris Causa pela Universidade de Oxford.
O romance “Amada” (Beloved) foi adaptado ao cinema em 1998, com interpretação de Oprah Winfrey. Desde 2002, escreve igualmente livros infantis, alguns em parceria com o seu filho Slade Morrison.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...