sábado, 1 de março de 2008

EFEMÉRIDE Alessandro di Mariano Filipepi, que ficou conhecido para a posteridade como Sandro Botticelli, grande pintor italiano, nasceu em Florença, no dia 1 de Março de 1445. Morreu na mesma cidade em 17 de Maio de 1510.
Começou por aprender ourivesaria com o irmão, continuando depois a estudar, a partir dos quinze anos, com artistas da época, ainda ourivesaria, mas também gravura e cinzelagem, artes que viriam a influenciar os seus desenhos e as suas pinturas. Em 1470 abriu o seu próprio atelier, sendo encarregado de pintar “A Coragem”, quadro que viria ser colocado no Tribunal do Palácio do Mercado.
Dedicou grande parte da sua carreira às grandes famílias de Florença, especialmente aos Médici, para os quais pintou numerosos retratos.
Em 1481 esteve em Roma, chamado pelo Papa, para participar nos trabalhos da Capela Sistina, tendo pintado três frescos famosos: “As Provações de Moisés”, “O Castigo dos Rebeldes” e “A Tentação de Cristo”.
Na década de 1490, quando os Médici foram expulsos de Florença, Botticelli passou por uma crise, mas nunca deixou Florença, iniciando uma nova fase da sua carreira. Destaca-se desta época: “Pietà”, “A Natividade Mística” e “A Crucificação Mística”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...