terça-feira, 4 de março de 2008

EFEMÉRIDEGabriel, O Pensador, de seu verdadeiro nome Gabriel Contino, cantor e compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro, em 4 de Março de 1974. As suas canções abrangem vários temas, mas são quase sempre críticas sociais e políticas, abordadas de forma bem-humorada e inteligente.
É um dos principais intérpretes brasileiros de rap e, contrariando a generalidade dos “rappers”, é branco e provém da classe média alta. Filho de uma jornalista, começou a sua carreira em 1992 enquanto estudava ainda “Comunicação”. Uma das suas primeiras canções foi “Tô Feliz, Matei o Presidente”, em que o alvo era Fernando Collor de Mello que acabava de renunciar ao seu cargo. Curiosamente, a mãe de Gabriel tinha sido assessora deste Presidente brasileiro.
Em 1993, publicou o seu primeiro disco que foi um êxito e, em 1997, gravou um CD que ultrapassou o milhão de unidades vendidas.
Em 1998, foi escolhido pelos “U2” para fazer a abertura dos shows deste conjunto no Brasil. É também muito popular em Portugal.
Em 2005 lançou o sétimo disco e, no ano seguinte, recebeu o Prémio Jabuti, para premiar o seu livro infantil “Um Garoto Chamado Roberto”. Foi o segundo livro de Gabriel, numa outra faceta da sua capacidade criativa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...