sexta-feira, 28 de março de 2008

EFEMÉRIDEJorge Mario Vargas Llosa, romancista, jornalista, ensaísta e político peruano, nasceu em Arequipa, no dia 28 de Março de 1936.
Ao completar 14 anos, ingressou como aluno interno no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, onde permaneceu durante dois anos. Esta experiência seria tema do seu primeiro livro “A cidade e os cães”, premiado por duas vezes.
Em 1953 entrou para a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, a mais antiga da América, onde estudou Letras e Direito.
Aos 19 anos, casou-se com uma tia e teve vários empregos para sobreviver, entre eles o de fazer a “revisão” das inscrições em túmulos nos cemitérios.
Em 1958 recebeu a bolsa de estudos “Javier Prado” para estudar em Espanha, onde se doutorou em Filosofia e Letras, instalando-se depois em Paris. Em 1964 divorciou-se da tia, casando-se no ano seguinte com uma prima.
Tem escrito muitos romances, algumas peças de teatro e diversos ensaios, todos com grande êxito e traduzidos em mais de vinte línguas.
Em 1980 iniciou-se na política e em 1990 concorreu à Presidência do Peru, tendo perdido a eleição face a Alberto Fujimori, à segunda volta. Foi então para Espanha e reiniciou a actividade literária. O governo madrileno deu-lhe a cidadania espanhola, sem que ele tivesse de renunciar à nacionalidade peruana. As suas experiências como escritor e político são contadas na autobiografia “Peixe na Água”.
Tem recebido inúmeros prémios e condecorações de que se salientam o “Prémio Cervantes” (1994) e o “Prémio Príncipe das Astúrias de Letras” (1986). É membro da Academia Peruana de Línguas desde 1977 e da Real Academia Española desde 1994. Tem cerca de quarenta doutoramentos Honoris Causa por universidades da Europa, América e Ásia. Foi condecorado pelo governo francês com a Medalha de Honra em 1985.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...