segunda-feira, 17 de março de 2008

EFEMÉRIDE Nat King Cole, de seu verdadeiro nome Nathaniel Adams Coles, cantor e pianista de jazz norte-americano, nasceu em Montgomery no Alabama, em 17 de Março de 1919. Morreu em Santa Monica, na Califórnia, em 15 de Fevereiro de 1965.
Várias canções ficaram imortalizadas através da sua voz, como “Unforgettable” e "Quizás, Quizás, Quizás", entre muitas outras. Cantou também em espanhol e em português.
Aprendeu a tocar piano, especialmente jazz, música Gospel e música clássica, numa Igreja Baptista, onde sua mãe era organista. O pai era Pastor e o pequeno Nathaniel chegou a actuar no coro da Igreja, juntamente com ele.
Sofreu como tantos outros os preconceitos racistas, tendo-se apresentado por vezes para plateias negras e brancas separadamente. Em 1956, foi apresentador de televisão num programa com grande audiência, mas que foi extinto pois os patrocinadores não queriam que os seus produtos e serviços estivessem associados a um homem negro.
Actuou em vários grupos e gravou os primeiros discos em 1936, partindo no ano seguinte para Los Angeles. Foi nesta época que adoptou o seu “nome artístico”. Em 1941, gravou com o “King Cole Trio” o primeiro grande sucesso com “Sweet Lorraine”. O trio transformou-se em quarteto e depois em quinteto, fazendo muitas gravações de sucesso em Nova Iorque. Em 1943, novamente em Los Angeles, iniciou-se no cinema, aparecendo em vários filmes e prosseguindo a sua carreira de cantor.
Viciado no tabaco e fumando vários maços por dia, foi vencido por doença cancerosa nos pulmões, quando tinha apenas 46 anos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...