quarta-feira, 26 de março de 2008

EFEMÉRIDERobert Lee Frost, poeta norte-americano, nasceu em São Francisco, Califórnia, em 26 de Março de 1874. Morreu em Bóston, no dia 29 de Janeiro de 1963. Foi um dos mais importantes poetas dos Estados Unidos no século XX, tendo recebido quatro Prémios Pulitzer.
Até aos onze anos, a sua vida decorreu entre o pai que jogava e bebia, que era excêntrico e irascível, e a mãe que era religiosa e culta e lhe despertou o interesse pela literatura. Após a morte do progenitor, em 1885, a família mudou-se para a Nova Inglaterra. Com dezasseis anos apenas, publicou o seu primeiro poema, começou a dar aulas e a realizar pequenos trabalhos no campo.
Em 1895, casou-se com Elinor White de quem veio a ter seis filhos. Passou a dedicar cada vez mais tempo à vida no campo e, seis anos depois, já administrava a própria fazenda. Escrevia os seus poemas à noite, na mesa da cozinha.
Em 1906, começou a leccionar a tempo inteiro na Pinkerton Academy, dedicando-se mais intensamente às letras e começando a proferir muitas palestras e conferências.
De 1912 a 1915 foi viver para Inglaterra, onde publicou os seus dois primeiros livros de poemas: “A Boy’s Will” e “North of Boston”. Os livros foram bem recebidos pela crítica e Frost foi apresentado a vários poetas famosos, entre eles o consagrado Ezra Pound. Regressou aos Estados Unidos e logo ali publicou os dois primeiros livros.
A morte da mulher e o suicídio da filha Carol, dois anos depois, destabilizaram-no emocionalmente. No ano seguinte mudou-se para Cambridge, onde viveu o resto da vida.
Entre as suas viagens como conferencista contaram-se uma visita ao Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo em 1954) e outra à Europa em 1957.
Escreveu igualmente três peças teatrais. O seu poema “The Road Not Taken” é uma peça literária obrigatória em qualquer antologia poética de língua inglesa. O seu nome foi referido em vários filmes, como por exemplo em “Sociedade dos Poetas Mortos”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...