domingo, 20 de abril de 2008

EFEMÉRIDE Abraham "Bram" Stoker, escritor irlandês, morreu em Londres, no dia 20 de Abril de 1912. Nascera em Clontarf, nos arredores de Dublin, em 8 de Novembro de 1847. Ficou a ser conhecido em todo mundo por ter escrito “Drácula”, considerada a principal obra sobre o mito literário do homem-vampiro.
Teve várias doenças durante a infância até aos oito anos e, quando estava acamado, a mãe contava-lhe muitas histórias, sobretudo lendas sobrenaturais irlandesas, o que marcou a sua vida e a sua obra.
Aos 16 anos ingressou no Trinity College de Dublin e nesse mesmo ano escreveu o seu primeiro ensaio. Em 1866, foi contratado para trabalhar no castelo de Dublin. Licenciou-se em matemática, com louvor, em 1870 e, cinco anos depois, obteve um mestrado. Foi crítico de teatro, a título gracioso, no jornal Dublin Eventing Mail, o que lhe facilitou a convivência nos meios culturais londrinos. Em 1875 publicou o primeiro livro “The Chain”.
Conheceu entretanto o influente actor Henry Irving, de quem se tornou amigo e que o convidou para administrar o Royal Lyceum Theatre de Londres.
Após escrever vários romances, publicou em 1897 “Drácula”, livro que levou dez anos a escrever. Stoker era uma perfeccionista e esta sua obra tão depressa parece um romance, como um estudo etnológico, histórico, geográfico ou folclórico.
Em 1905 morreu o seu amigo Irving e Stoker sofreu um derrame cerebral. Continuou porém a escrever e, em 1911, publicou o seu último livro “O Monstro Branco”.
Dez anos após a sua morte estreou-se o filme ”Nosferatu”, primeira adaptação cinematográfica do romance “Drácula”.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...